O universo em cosmogênese: a narrativa ecológica

A vida está em gênese, ainda não acabou de nascer

Cada grupo cultural possui a sua cosmologia. Por cosmologia, entendemos a imagem do mundo que uma sociedade se faz, fruto de muitos saberes, narrativas e mitos. Sua função é conferir coesão à sociedade, entender como tudo surgiu a partir de um Criador, como se desenvolveu e qual o lugar do ser humano no conjunto dos seres e como será sua destinação última.

É conhecida a cosmologia dos primeiros capítulos do Gênesis da Bíblia e não precisamos detalhá-la. Há cosmologias de grande beleza e próximas da bíblica, como a dos maias-guichês, narrada em manuscrito descoberto em 1544, o famoso Popol Vuh. Desenvolve uma riquíssima antropologia, que bem se expressa nesta frase, inscrita no frontispício do grandioso museu antropológico do México: ”Que fique claro e que amanheça no céu e na terra! Não haverá glória nem grandeza em nossa criação e formação até existir a criatura humana,o homem formado”.

Conteúdo para assinantes

Tenha acesso ilimitado a todas as edições, com reportagens exclusivas, análises jurídicas e políticas, além de um olhar crítico sobre a história sendo escrita diante dos nossos olhos.