Está em fase de montagem “Justino”, filme baseado no bestseller “Nos Bastidores do Reino”, de 1990 (Geração Editorial), livro do ex-pastor Mário Justino que narra bastidores de perseguição, crimes e preconceitos diversos cometidos pela Igreja Universal do Reino de Deus. Caio Blat encarna um Edir Macedo ainda jovem, às vésperas do Século XXI, quando a IURD terminou por se tornar uma das maiores denominações neopentecostais do mundo. Christian Malheiros, o jovem ator-sensação da série “Sintonia”, faz o protagonista.
A produção de “Justino” é da Mercado Filmes, de Nilson Rodrigues, que é o produtor-geral da obra. O roteiro é de José Eduardo Belmonte e Luiz Fernando Emediato, editor do livro que lastreia o filme, é co-produtor. No original de Mário Justino, narra-se a trajetória de um arrecadador da Igreja Universal que se desilude ao descobrir já nos anos 1990 toda a estrutura “com fins lucrativos” da denominação evangélica de Macedo. Sob o olhar de quem participou de tudo, o autor discorre sobre rituais internos da Universal e lavagem de dinheiro, além de mergulhar no universo de discriminação que sofreu na pele ao suspeitar ter sido contaminado pelo vírus da Aids.
No anos 1990, quando “Justino” foi lançado nas livrarias, Edir Macedo fez intenso trabalho para censurá-lo. A Justiça, contudo, sempre resistiu às tentativas de retirar o livro das prateleiras. O filme caminha para ser um relato mais verdadeiro da história da Igreja Universal do que a biografia chapa branca que foi às telas há alguns anos com produção paga em parte pelo próprio Edir Macedo.