Colegas de Supremo abraçam Dino

Conjunto de ministros do Supremo crê que decisões no sentido de regular e dar transparência a emendas impositivas e extinguir o "Orçamento Secreto" formam conjunto de boas notícias para a Corte
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Nos próximos dias, os ministros do Supremo Tribunal Federal farão um gesto público de apoio a Flávio Dino. A ideia é marcar posição ante o embate travado pelo magistrado em torno das emendas parlamentares, especialmente no que diz respeito à falta de transparência, ausência de critérios objetivos de controle e ao pagamento de penduricalhos no Legislativo.

Além da discussão sobre emendas, pesa na avaliação dos ministros uma decisão proferida na semana que passou.  Nela, Flávio Dino proíbe a tramitação de novos projetos ou propostas que possam resultar na criação de remunerações acima do teto constitucional. A medida é enfrenta diretamente a cultura de penduricalhos e mecanismos que, na prática, permitem a superação do limite salarial previsto na Constituição.

A preocupação com a imagem institucional da Corte é evidente. O STF quer, com o gesto na direção de Dino, demonstrar coesão pública, sobretudo em temas que envolvem controle de recursos públicos e fiscalização do Congresso. A avaliação é de que uma demonstração coletiva de solidariedade sinalizará unidade em meio às crises recentes.

(Por Cléber Lourenço)

Assine a Revista Liberta

Tenha acesso ilimitado a todas as edições, com reportagens exclusivas, análises jurídicas e políticas, além de um olhar crítico sobre a história sendo escrita diante dos nossos olhos.

Quero Assinar
Já é assinante? Entrar