Chegadas e partidas em nominata do PT paulista

José Dirceu e João Paulo Cunha tentam voltar à Câmara. Herdar votos de Boulos, Marinho e Padilha é chave para campanhas
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, trabalha para conquistar a maior parte dos eleitores dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Luiz Marinho (Trabalho). Deputados federais eleitos em 2022, nenhum dos dois disputará o pleito de outubro: ficarão em suas pastas e liberaram as estruturas políticas para trabalharem por João Paulo. Padilha pretende se candidatar a prefeito de São Paulo em 2028; Marinho anunciou o desejo de não mais disputar cargos eletivos.

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no 1º mandato do presidente Lula e ex-presidente do PT, intensificou a pré-campanha nas redes sociais desde os primeiros dias do ano. Ele não pretende assumir para si a missão de corresponder à expectativa de parte da esquerda nacional que o vê como herdeiro natural da maior parte do milhão de votos dados a Guilherme Boulos (Psol) em 2022. A quem lhe pergunta qual a meta para as urnas de outubro, Dirceu responde no ato: “eleger-me”. Em seguida, evolui. “Se der, com algo entre 250 mil e 300 mil votos”. Boulos não disputará a eleição. Seguirá como ministro-chefe da Secretaria de Governo no Palácio do Planalto.

João Paulo e José Dirceu, dupla que comandou as estratégias políticas dos dois primeiros anos de Lula entre o Planalto e o Congresso em 2003 e 2004, creem que uma trinca de candidatos do PL – Gil Diniz, Lucas Pavanato e Zoe Martínez – tende a herdar a maior parte dos votos dos cassados Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli no campo da oposição de extrema-direita. Os atuais deputados Rui Falcão, Carlos Zarattini, Paulo Teixeira e Gilmar Tatto completam as apostas entre os puxadores de voto para a esquerda.

Assine a Revista Liberta

Tenha acesso ilimitado a todas as edições, com reportagens exclusivas, análises jurídicas e políticas, além de um olhar crítico sobre a história sendo escrita diante dos nossos olhos.

Quero Assinar
Já é assinante? Entrar